domingo, 2 de dezembro de 2012

Evidências do Livro de Gênesis



EVIDÊNCIAS DO LIVRO DE GÊNESIS DE QUE ADÃO E EVA TIVERAM FILHOS NO JARDIM DO ÉDEN, E QUE, PORTANTO, CAIM E ABEL NÃO FORAM OS DOIS PRIMEIROS FILHOS DELES.

        
         “Por que elaborar um estudo com um tema deste? Não seria mais importante um estudo cujo tema principal fosse a salvação no Senhor Jesus Cristo?”.
         Tão certo como Deus vive que sim. Mas o que fazer quando um discípulo seu, - discípulo esse que você já ensinou sobre a salvação no Senhor Jesus Cristo, chega diante de ti e reclama: “Eu estou lendo o livro de Gênesis e não estou conseguindo entender uma coisa, que é: “COM QUEM CAIM CASOU-SE?”.
         Foi dentro desse contexto que resolvi tentar trabalhar o presente tema, e a salvação no Senhor Jesus Cristo já está embutida aqui.

         A PRINCÍPIO É IMPORTANTE ANALIZARMOS O SEGUINTE:
         I – O Jardim do Éden situava-se na face do planeta terra, situava-se neste mesmo planeta em que pisamos os pés, e não no céu.

         II – Adão e Eva viveram muito tempo no Jardim do Éden antes de desobedecerem ao Senhor. Não é lógico pensar que Deus colocou Adão e Eva no Jardim do Éden numa semana e na outra eles já pecaram contra o Criador“Foram todos os dias de Adão novecentos e trinta anos, e morreu” (Gn 5:5). Não se sabe quanto tempo Adão viveu no Éden, mas com certeza foi muito tempo.

        
         PRIMEIRA EVIDÊNCIA DO LIVRO DE GÊNESIS DE QUE ADÃO E EVA  TIVERAM FILHOS NO JARDIM DO ÉDEN, E QUE, PORTANTO, CAIM E ABEL NÃO FORAM OS DOIS PRIMEIROS FILHOS DELES.

         Assim que colocou Adão e Eva no Jardim do Éden deu-lhes o Senhor uma ordem que dizia: “SEDE FECUNDOS, MULTIPLICAI-VOS, ENCHEI A TERRA....”. Esta ordem do Criador foi entregue a Adão e Eva antes da desobediência dos mesmos. Isto revela que a vontade de Deus era que Adão e Eva tivessem filhos no Jardim do Éden. Adão e Eva não sabiam que um dia seriam expulsos do Jardim. Por isso eles não tinham motivo para esperar esse ou aquele tempo para começar a gerar filhos em cumprimento da ordem do Senhor. O fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal era proibido no Éden, mas o sexo era permitido entre o homem e a sua mulher, e não somente permitido, mas praticamente ordenado, conforme está escrito: “SEDE FECUNDOS, MULTIPLICAI-VOS, ENCHEI A TERRA...” Gn 1:28. Este mandamento de Deus se divide em três partes:
         I – FECUNDAR, isto é, CAPACIDADE PARA PRODUZIR E REPRODUZIR.

         II – MULTIPLICAR, isto é, FRUTIFICAR, AUMENTAR O NÚMERO, PRODUZIR E REPRODUZIR.

         III – ENCHER A TERRA, isto é, OCUPAR TODOS OS ESPAÇOS DE TERRA DO PLANETA, E NÃO SOMENTE O JARDIM DO ÉDEN.
        
         Isto deixa claro que a vontade de Deus era   que Adão e Eva gerassem  filhos no Jardim do Éden, e, a partir do Jardim do Éden, enchessem  a terra de seres humanos por meio de seus descendentes.

         O fato de Deus ter ordenado a Adão e Eva: “SEDE FECUNDOS, MULTIPLICAI-VOS, ENCHEI A TERRA...”, logo que os colocou no Jardim do Éden constitui a primeira evidência do livro de Gênesis de que Adão e Eva tiveram filhos no Jardim do Éden, e que, portanto, Caim e Abel não foram  os dois primeiros filhos deles.


SEGUNDA EVIDÊNCIA DO LIVRO DE GÊNESIS DE QUE ADÃO E EVA TIVERAM FILHOS NO JARDIM DO ÉDEN, E QUE, PORTANTO, CAIM E ABEL NÃO FORAM OS DOIS PRIMEIROS FILHOS DELES.

         Existe um fato registrado em Gênesis 2:23-24 que chama muito a atenção. Observe o texto abaixo:
         “E DISSE O HOMEM: ESTA, AFINAL, É OSSO DOS MEUS OSSOS E CARNE DA MINHA CARNE; CHAMAR-SE-Á  MULHER, PORQUANTO DO HOMEM FOI TOMADA. POR ISSO, DEIXARÁ O HOMEM PAI E MÃE, E UNIR-SE-Á À SUA MULHER, TORNANDO-SE OS DOIS UMA SÓ CARNE”.

         O que chama a atenção no texto acima é o fato do Adão ter declarado: “...DEIXARÁ O HOMEM PAI E MÃE...”.
         O Adão não teve pai e também não teve mãe. No entanto, ele usou a expressão “...pai e mãe...” como quem tinha muito conhecimento a respeito do assunto. Isto revela que mesmo antes do Adão ter conhecido aquela que viria a ser a primeira mulher existente no mundo, Deus já havia implantado a instituição familiar em seu coração. Mesmo sem ter pai, mesmo sem ter mãe e mesmo sem conhecer aquela que viria a ser a primeira mulher existente no mundo, já existia no coração do Adão o fator pai, o fator mãe, o fator esposa e o fator filhos. A única realidade visível que o Adão tinha de família era a realidade familiar dos animais. Existiam animais machos e fêmeas, inclusive se multiplicando. Mas o homem estava só. Foi neste contexto que o Criador disse: “PARA O HOMEM, TODAVIA, NÃO SE ACHAVA UMA AUXILIADORA QUE LHE FOSSE IDÔNEA” Gn 2:20bApesar disso já existia a instituição familiar em seu coração, e de tal maneira que o Adão, mesmo sem ter pai e mesmo sem ter mãe, ao ver a primeira mulher existente no mundo, declarou com toda a pressa que podia ter: “...DEIXARÁ O HOMEM PAI E MÃE, E UNIR-SE-Á À SUA MULHER, TORNANDO-SE OS DOIS UMA SÓ CARNE”. (Sinceramente, as vezes me pergunto: Por que Deus demorou um pouco para fazer a mulher? A resposta que um dia me veio a mente foi a seguinte: “Deus demorou um pouco para fazer a mulher porque Ele queria o ser humano por um pouco de tempo somente seu. Um Papai orgulhoso que queria curtir um pouquinho seu filho antes de ter que deixa-lo “crescer” para cumprir no mundo os propósitos para os quais foi criado. Deus imaginou uma infância na vida do Adão. E neste período o encantamento dos olhos do Adão foi o seu Criador. O brilho dos olhos do Adão foi o seu Criador. E Deus também encantava-se com os movimentos de seu filho querido descobrindo o mundo, o Éden e tudo mais. Antes do Adão ter sido pai no Éden, Deus foi Pai na vida dele. Mas a instituição familiar estava dentro do Adão e Deus tinha propósitos para cumprir).

         Deus implantou a instituição familiar no coração do Adão logo que o formou porque planejava que o Adão tivesse filhos com a Eva no Jardim do Éden.

         O fato do Criador ter implantado a instituição familiar no coração do Adão logo que o formou constitui a segunda evidência do livro de Gênesis de que Adão e Eva tiveram filhos no Jardim do Éden, e que, portanto, Caim e Abel não foram os dois primeiros filhos deles.





TERCEIRA EVIDÊNCIA DO LIVRO DE GÊNESIS DE QUE ADÃO E EVA TIVERAM FILHOS NO JARDIM DO ÉDEN, E QUE, PORTANTO, CAIM E ABEL NÃO FORAM OS DOIS PRIMEIROS FILHOS DELES.

         O texto de Gênesis 3:1-12, diz: “Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo que o Senhor Deus tinha feito. Esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, os vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal. Vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, que estava com ela, e ele comeu. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; coseram, pois, folhas de figueira, e cingiram-se. Então ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia, esconderam-se o homem e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e lhe perguntou: Onde estás? Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu, e escondi-me. Perguntou-lhe Deus: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste da árvore que te ordenei que não comesses? Disse o homem: A mulher que me deste por companheira deu-me da árvore e eu comi”.
        
         O que chama a atenção do texto acima é o versículo 12, onde lemos que o homem disse para Deus: “A mulher QUE ME DESTE POR COMPANHEIRA deu-me da árvore e eu comi”.

         Observe que o Adão identificou a mulher que lhe deu do fruto da árvore. Se existisse somente uma mulher no jardim do Éden, então bastaria ao Adão ter dito ao Senhor: “A mulher deu-me da árvore e eu comi”. E com certeza Deus já entenderia que se tratava da Eva, porque seria ela a única mulher existente no Jardim. Mas a Eva não era a única mulher existente no jardim, e por isso o Adão teve que separa-la das outras mulheres, dizendo: “A mulher QUE ME DESTE POR COMPANHEIRA deu-me da árvore e eu comi”.  O Adão separou a Eva das outras mulheres. E por que separou? Porque havia outras mulheres dividindo espaço com o Adão e com a Eva no jardim do Éden. E quem eram essas mulheres? Eram filhas, netas e bisnetas de Adão e Eva, frutos da ordem: “SEDE FECUNDOS, MULTIPLICAI-VOS, ENCHEI A TERRA”, que Adão e Eva receberam da parte do Criador logo que foram colocados no Jardim do Éden. (Adão e Eva também tinham filhos, netos e bisnetos, e muitos deles viviam fora do jardim).
         Foi interessante o fato do Adão ter identificado qual foi a mulher que o “induziu” ao erro. Se não existisse outras mulheres no jardim,  então o Adão, conforme já vimos anteriormente, teria dito para Deus, simplesmente“A mulher deu-me da árvore, e eu comi”. Mas o Adão identificou a Eva, o Adão separou a Eva das outras mulheres, dizendo ao Senhor: Foi a “...QUE ME DESTE POR COMPANHEIRA...” que me deu da árvore, e eu comi. Revelando desta forma a existência de outras mulheres no jardim do Éden.

         O fato do Adão ter revelado a existência de outras mulheres no Jardim do Éden constitui a terceira evidência do livro de Gênesis de que Adão e Eva tiveram filhos no Jardim do Éden, e que, portanto, Caim e Abel não foram os dois primeiros filhos deles.




QUARTA EVIDÊNCIA DO LIVRO DE GÊNESIS DE QUE ADÃO E EVA TIVERAM FILHOS NO JARDIM DO ÉDEN, E QUE, PORTANTO, CAIM E ABEL NÃO FORAM OS DOIS PRIMEIROS FILHOS DELES.

         O Senhor Deus ao disciplinar a Eva pelo fato dela ter deixado-se enganar pelo diabo revelou que no Jardim do Éden existia um pequenino desconforto no período de gravidez da mulher, e, consequentemente, revelou também que existia gravidez no Jardim. Deus disse àmulher: “MULTIPLICAREI GRANDEMENTE A DOR DA TUA GESTAÇÃO;  EM DOR DARÁS À LUZ FILHOS...” Gn 3:16.
         No Jardim do Éden a mulher já enfrentava, - diga-se, “um pequenino desconforto” no período de geração de filhos. E o Criador para fazer com que a disciplina da mulher fosse realmente constituída teve que MULTIPLICAR GRANDEMENTE este pequeno desconforto, e também fez do momento de dar à luz um tempo doloroso para a mulher. O registro de Gênesis 3:16, diz“MULTIPLICAREI GRANDEMENTE a dor da tua gestação...”. A palavra MULTIPLICAR parte do princípio AUMENTAR; AUMENTAR O NÚMERO, AUMENTAR A INTENSIDADE. No caso de Deus em relação à disciplina da Eva, era: AUMENTAR A INTENSIDADE DA DOR. É importante observar que Deus não disse à mulher: TE DAREI DOR NA TUA GESTAÇÃO, mas disse: MULTIPLICAREI GRANDEMENTE A DOR DA TUA GESTAÇÃO. Deixando claro que no Jardim do Éden havia já, - ainda que pequeno, um honrado preço a ser pago para se obter a vida. (A vida nunca existiu gratuitamente. Jesus suportou o peso da cruz para nos dar a vida enquanto éramos gerados em seu coração; e até comparou-se a uma mãe, quando disse:“Jerusalém! Jerusalém... quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, COMO A GALINHA AJUNTA OS SEUS PINTINHOS DEBAIXO DAS ASAS, e tu nãoquiseste...”. E isto foi em cumprimento da proposta de Deus no Salmo 91:4, que diz: “Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas estarás seguro...”; Estaremos seguros no fiel amor de Deus; amor esse que de tão grande é superior até mesmo ao amor de mãe, conforme a promessa no livro de Isaías 49:15-16, onde Deus diz: “Pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de modo que não se compadeça do filho do seu ventre? MAS AINDA QUE ESTA SE ESQUECESSE, EU, TODAVIA, NÃO ME ESQUECEREI DE TI”). Uma outra revelação deste “MULTIPLICAREI GRANDEMENTE...” é que a disciplina da mulher não foi constituída no fato dela ter que gerar filhos, mas sim, no fato dela ter que EM DOR  gerar filhos. Não é certo pensar que a disciplina da mulher foi ter ela que gerar filhos. Deus ordenou que o Adão e a Eva deviam gerar filhos quando eles estavam recém formados e em total obediência ao Senhor. Outrossim, se ter que gerar filhos fosse a disciplina de Deus para a mulher então o Criador não poderia ter declarado à mulher: “MULTIPLICAREI GRANDEMENTE A DOR DA TUA GRAVIDEZ”, mas sim, teria dito: “TE DAREI GRAVIDEZ; TERÁS QUE GERAR FILHOS”. No entanto, Deus disse à mulher: MULTIPLICAREI GRANDEMENTE A DOR DA TUA GESTAÇÃO...”. Revelando assim a existia de gravidez no Jardim do Éden.

         O fato de Deus ter revelado em Gênesis 3:16 que no Jardim do Éden existia gravidez constitui a terceira evidência do livro de Gênesis de que Adão e Eva tiveram filhos no Jardim do Éden, e que, portanto, Caim e Abel não foram os dois primeiros filhos deles.



QUINTA EVIDÊNCIA DO LIVRO DE GÊNESIS DE QUE ADÃO E EVA TIVERAM FILHOS NO JARDIM DO ÉDEN, E QUE, PORTANTO, CAIM E ABEL NÃO FORAM OS DOIS PRIMEIROS FILHOS DELES.

         O autor do livro de Gênesis, através das palavras registradas no capítulo 3 e versículo 20 do referido livro, revelou que no Jardim do Éden existiam seres humanos além de Adão e Eva.
         Gênesis 3:20, diz: “E DEU O HOMEM O NOME DE  EVA  À  SUA MULHER, POR SER A MÃE DE TODOS OS SERES HUMANOS”.
         Quando o homem colocou o nome de Eva em sua mulher, conforme o texto acima, ambos haviam acabado de comer o fruto do conhecimento do bem e do mal, estavam sendo expulsos do Jardim e Caim e Abel ainda não existiam. Portanto, é importante observar que o autor do livro de Gênesis não se referia a Caim e Abel quando disse no tocante à mulher: “...ERA A MÃE DE TODOS OS SERES HUMANOS”, visto que Caim e Abel ainda não existiam.
         Conforme lemos no texto acima a mulher recebeu o nome de EVA, cujo significado éVIDA, por ser a mãe de todos os seres humanos. E se a Eva era a mãe de todos os seres humanos, é óbvio então: EXISTIAM SERES HUMANOS NO JARDIM DO ÉDEN, além de Adão e Eva. E, se além de Adão e Eva, existiam outros seres humanos no Jardim, surge então a seguinte pergunta: QUEM ERAM ESSES SERES HUMANOS? Eram filhos de Adão e Eva; filhos que nasceram no Jardim do Éden, frutos da ordem: “SEDE FECUNDOS, MULTIPLICAI-VOS, ENCHEI A TERRA...”, que Adão e Eva receberam da parte do Criador logo que foram colocados no Jardim do Éden. A Bíblia diz: “E DEU O HOMEM O NOME DE  EVA  À  SUA MULHER, POR SER A MÃE DE TODOS OS SERESHUMANOS”. E é bom ver este texto que diz que a Eva era a mãe de todos os seres humanos. Observe que a Bíblia diz que a Eva era a mãe de TODOS os seres humanos, e não apenas de alguns. Todos os seres humanos, todos os filhos de Deus, todos os viventes humanos que existiam na face da terra eram filhos da Eva, inclusive os de Gênesis 6:2 que foram intitulados “Filhos de Deus”; os que nasceram antes da desobediência de Adão e Eva, porque a Bíblia diz que a Eva era a mãe de TODOS os seres humanos.


         O fato do autor do livro de Gênesis ter revelado que, além de Adão e Eva, existiam outros seres humanos no Jardim do Éden constitui a quarta evidência do livro de Gênesis de que Adão e Eva tiveram filhos no Jardim do Éden, e que, portanto, Caim e Abel não foram os dois primeiros filhos deles.


SEXTA EVIDÊNCIA DO LIVRO DE GÊNESIS DE QUE ADÃO E EVA TIVERAM FILHOS NO JARDIM DO ÉDEN, E QUE, PORTANTO, CAIM E ABEL NÃO FORAM OS DOIS PRIMEIROS FILHOS DELES.
         Gênesis 4:8-15, diz:
         “Disse Caim a seu irmão Abel: Vamos ao campo. Estando eles no campo, Caim se levantou contra seu irmão Abel, e o matou. Disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele respondeu: Não sei; acaso sou eu guardador de meu irmão? Disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra. Agora maldito és desde a terra, que abriu a sua boca para receber de tuas mãos o sangue do teu irmão. Quando lavrares o solo não te dará mais a sua força; fugitivo e errante serás pela terra. Então Caim disse ao Senhor: É maior o meu castigo do que o que eu possa suportar. Hoje me lanças da face da terra, e da tua presença me esconderei, e serei fugitivo e errante pela terra; QUALQUER QUE COMIGO SE ENCONTRAR ME MATARÁ. O Senhor, porém, lhe disse: Portanto, qualquer que matar a Caim será vingado sete vezes. E pôs o Senhor um sinal em Caim para que não o ferisse quem quer que o encontrasse”.

         Do texto acima o versículo que chama a atenção é o 14, onde lemos que Caim disse ao Senhor: “...serei fugitivo e errante pela terra, QUALQUER QUE COMIGO SE ENCONTRAR ME MATARÁ”.

         Até este versículo a Bíblia somente relata a história de quatro seres humanos, que são: Adão, Eva, Caim e Abel, que já estava morto. No entanto, vemos que Caim teve uma séria preocupação, que foi: “...QUALQUER QUE COMIGO SE ENCONTRAR ME MATARÁ”.Essa declaração do Caim revela que, além de Adão e Eva, existiam outros seres humanos na face da terra em sua época. Caso contrário, Caim não poderia ter preocupado-se que qualquer que o encontrasse o mataria, pois se só houvesse Adão e Eva na face da terra,QUEM PODERIA MATAR A CAIM? Todavia, vemos que Caim preocupou-se que poderia morrer pelas mãos de outras pessoas. Revelando assim a existência de outros seres humanos na face da terra em sua época, além de Adão e Eva. QUEM ERAM ESSES SERES HUMANOS? Filhos de Adão e Eva. Filhos que Adão e Eva geraram no Jardim do Éden, frutos da ordem: “SEDE FECUNDOS, MULTIPLICAI-VOS, ENCHEI A TERRA...”,que eles receberam da parte do Criador logo que foram colocados no Jardim.

         Na época de Caim existiam outros seres humanos na face da terra, além de Adão e Eva, visto que Caim declarou: “...QUALQUER QUE COMIGO SE ENCONTRAR ME MATARÁ”,  e Deus ainda disse: “... QUALQUER QUE MATAR  A CAIM SERÁ VINGADO SETE VEZES”.

         O fato de Gênesis 4:14 revelar que na época de Caim, além de Adão e Eva, existiam outros seres humanos na face da terra constitui a quinta evidência do livro de Gênesis de que Adão e Eva tiveram filhos no Jardim do Éden, e que, portanto Caim e Abel não foram os dois primeiros filhos deles.
        
         Se Adão e Eva não geraram filhos no Jardim do Éden então a que povo referiu-se Caim quando disse: QUALQUER QUE COMIGO SE ENCONTRAR ME MATARÁ?

         As evidências indicam que Adão e Eva geraram filhos no Jardim do Éden, e Caim preocupou-se que poderia morrer pelas mãos dos muitos filhos que Adão e Eva tiveram no Jardim. Muitos dos filhos de Adão e Eva estavam espalhados pelo planeta, e Caim jamais poderia conhecer a todos. Deus havia ordenado que Adão e Eva enchessem a terra de seres humanos, e não somente o Jardim do Éden. A ordem do Criador, foi:“...MULTIPLICAI-VOS, ENCHEI A TERRA”Caim não conhecia a grande parte “de seus irmãos”. Na época de Caim não existia o laço fraternal que existe hoje; da mesma forma que Caim não encontrou dificuldade alguma para matar a seu irmão Abel, muitos dos irmãos de Caim também não encontrariam dificuldades para matar a Caim, e ele sabia muito bem disso, e de tal consciência que não demorou em declarar: “QUALQUER QUE COMIGO SE ENCONTRAR ME MATARÁ”.  Depois da desobediência de Adão e Eva até mesmo os filhos que haviam sido gerados no Jardim do Éden inclinavam-se para a maldade.


SÉTIMA EVIDÊNCIA DO LIVRO DE GÊNESIS DE QUE ADÃO E EVA TIVERAM FILHOS NO JARDIM DO ÉDEN, E QUE, PORTANTO, CAIM E ABEL NÃO FORAM OS DOIS PRIMEIROS FILHOS DELES.    

         Em Gênesis 4:16 está registrado um fato interessante, que é: “ENTÃO SAIU CAIM DA PRESENÇA DO SENHOR E HABITOU NA TERRA DE NODE, AO ORIENTE DO ÉDEN”.

         Caim habitou em Node depois que matou a seu irmão Abel.
         De acordo com o dicionário da Bíblia John D. Davis, NODE significa DEGREDO.
         DEGREDO significa  LUGAR   ONDE É   CUMPRIDA   PENA DE DESTERRO IMPOSTA PELA JUSTIÇA A CRIMINOSOS.
         O autor do livro de Gênesis registrou que Caim “...HABITOU NA TERRA DE NODE”.         Em outras palavras, Caim “...HABITOU NA TERRA ONDE É CUMPRIDA PENA DE DESTERRO IMPOSTA PELA JUSTIÇA A CRIMINOSOS”.
        
         Este fato revela que na época de Caim existia na face da terra um lugar reservado somente para criminosos. Diante desta conclusão devemos indagar: POR QUE NA ÉPOCA DE CAIM DEUS HAVIA PREPARADO UM LUGAR RESERVADO SOMENTE PARA CRIMINOSOS, SE NAQUELA ÉPOCA SOMENTE EXISTIAM ADÃO, EVA, CAIM E ABEL NA FACE DA TERRA? Porque naquela época não existiam somente Adão, Eva, Caim e o Abel na face da terra. Na verdade existiam outros seres humanos, e muitos deles eram tão rebeldes quanto Caim. Depois do pecado do Adão a terra havia tornado-se maldita, havia tornado-se cheia de violência. O Criador havia dito ao Adão: “...MALDITA É A TERRA POR TUA CAUSA...” Gn 3:17. A maldade do homem estava multiplicando-se tanto sobre a face da terra que o autor do livro de Gênesis chegou a registrar: “Viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente. Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra, e isso lhe pesou no coração” Gn 6:5-6Caim revelou muito bem o estado de violência que o planeta atravessava naquela época quando declarou: “QUALQUER QUE COMIGO SE ENCONTRAR ME MATARÁ”. E Deus concordou com a preocupação de Caim quando disse: “...QUALQUER QUE MATAR A CAIM SERÁ VINGADO SETE VEZES”.  “E PÔS O SENHOR UM SINAL EM CAIM, PARA QUE NÃO O FERISSE QUEM QUER QUE O ENCONTRASSE”. O planeta estava perdido. A terra havia tornado-se maldita por causa da desobediência do Adão e da Eva. O homem inclinava-se para a maldade e não se achava gente honesta com facilidade. A maioria caminhava pela estrada larga da perdição. Até mesmo os filhos de Deus, - aqueles que haviam nascidos no Jardim do Éden antes da desobediência de Adão e Eva, - pessoas especiais para Deus porque em santidade foram concebidos, haviam-se contaminado com a maldade, conforme lemos em Gênesis 6:1-9, diz: “Como os homens começaram a multiplicar-se sobre a terra, e lhes nasceram  filhas, viram OS FILHOS DE DEUS, que as filhas dos homens eram formosas, e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. Então disse o Senhor: Não permanecerá o meu espírito para sempre com o homem, pois este é mortal; os seus dias serão cento e vinte anos. Havia naqueles dias gigantes na terra, e também depois, quando OS FILHOS DE DEUS conheceram AS FILHAS DOS HOMENS, as quais lhe deram filhos. Estes foram valentes, os homens de renome que houve na antiguidade. VIU O SENHOR QUE A MALDADE DO HOMEM SE MULTIPLICARA SOBRE A TERRA, E QUE TODA A IMAGINAÇÃO DOS PENSAMENTOS DE SEU CORAÇÃO ERA MÁ CONTINUAMENTE. Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra, e isso lhe pesou no coração. Disse o Senhor: Destruirei de sobre a face da terra o homem que criei, tanto o homem como o animal, os répteis e as aves do céu; pois me arrependo de os haver feito. Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor. “...era ele justo e íntegro em suas gerações, e andava com Deus”.
         Deus havia reservado um lugar para criminosos porque a terra estava cheia de violência. O pecado que entrara no mundo por meio da desobediência do Adão contaminara até mesmo aqueles que haviam sido concebidos no Jardim do Éden, homens e mulheres concebidos em santidade na presença de Deus, mas que agora, contaminados também pelo pecado, inclinavam-se para a maldade; e foi temendo morrer pelas mãos destes que Caim declarou: “QUALQUER QUE COMIGO SE ENCONTRAR ME MATARÁ”,e por isto Deus o enviou para a terra de NODE.

 (Os homens e mulheres que nasceram no jardim do Éden eram considerados filhos de Deus porque nasceram em santidade na presença do Senhor. Homens e mulheres concebidos em santidade na presença de Deus ANTES DA DESOBEDIÊNCIA de Adão e Eva. Hoje, se somos considerados filhos de Deus é porque nascemos em santidade em Cristo na presença de Deus, conforme está escrito: “Não te maravilhes de eu te dizer: NECESSÁRIO VOS É NASCER DE NOVO” (João 3:7). “Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas antigas passaram, tudo se fez novo” (2Co 5:17).“Mas a todos os que o receberam (receberam a Jesus), àqueles que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus – filhos nascidos não do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (João 1:12-13. O estado de filhos de Deus que os homens perderam no Éden com a desobediência do Adão pode ser reconquistada na cruz do calvário com a obediência do Senhor Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus que foi morto desde a fundação do mundo nos planos do Criador).  
                                                               
   A terra estava cheia de violência, e Caim, o mau exemplo, já havia sido enviado para NODE.
 O mundo então continuava; a raça humana multiplicava-se rapidamente, mas não somente ela; a maldade que a acompanhava tão demasiadamente dentro dela também multiplicava-se rapidamente, e o planeta terra acabou por tornar-se numa grande, terrível, e ainda pior, NODE: Um lugar onde a justiça era desprezada e somente a maldade prevalecia, e os homens zombavam do Criador, “Conforme está escrito: Não há um justo, nem um sequer; não há ninguém que entenda, não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas tratam enganosamente. Veneno de víbora está debaixo de seus lábios. A sua boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiro para derramar sangue; nos seus caminhos há destruição e miséria, e desprezam o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos” (Rm 3:10-18). (Noé já estava separado) Deus então resolveu enviar o dilúvio, e por mais de cem anos ecoou uma mensagem pelo planeta anunciando que cairia água do céu e inundaria todo o planeta, mas ninguém quis dar crédito na loucura dessa pregação. Até que um dia o dilúvio chegou, e cobriu com as suas águas toda humanidade, incluindo CAIM E SUA ESPOSA, esta que, se não foi uma filha, foi então uma neta ou bisneta de Adão e Eva.  “Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor. “...era ele justo e íntegro em suas gerações, e andava com Deus (Gn 6:8-9).
         Quando terminou o dilúvio “Então edificou Noé um altar ao Senhor, e, tomando de todos os animais limpos, e de todas as aves limpas, ofereceu holocausto sobre o altar. O Senhor sentiu o suave cheiro, e disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice. E jamais tornarei a ferir a todos os seres viventes, como fiz. Enquanto a terra durar, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite” (Gn 8:20-22). “MAS VÓS FRUTIFICAI E MULTIPLICAI-VOS; POVOAI ABUNDANTEMENTE A TERRA, E MULTIPLICAI-VOS NELA”  (Gn 9:7). “Estabeleço convosco a minha aliança: Não mais será destruído tudo o que tem vida pelas águas do dilúvio; não haverá mais dilúvio para destruir a terra. E disse Deus: Este é o sinal da aliança que ponho entre mim e vós e entre todos os seres viventes que estão convosco, por gerações perpétuas: O MEU ARCO TENHO POSTO NAS NUVENS, e ele será por sinal de HAVER UMA ALIANÇA ENTRE MIM E A TERRA. Sempre que eu trouxer nuvens sobre a terra, e aparecer o arco nas nuvens, eu me lembrarei da minha aliança, que está entre mim e vós e entre todos os seres viventes de toda a carne. As águas não se tornarão mais em dilúvio, para destruir tudo o que tem vida. O arco estará nas nuvens, (É O ARCO ÍRIS) e eu o verei, para me lembrar da aliança eterna entre mim e todos os seres viventes de todas as espécies, que estão sobre a terra. (Gn 9:11-16). AMÉM!
        
         Que bom que este estudo concluiu-se com a citação da aliança entre Deus e a terra. O nosso Deus é assim, é Deus de alianças. Ele têm bons planos para a raça humana, e jamais abrirá mão de seus propósitos. Ele queria ver a terra cheia de seres humanos, e não foi a imaginação má do coração do homem desde a meninice que o impediu de realizar esse sonho. Deus ama os justos e despreza os injustos. Deus despreza aqueles CUJA IMAGINAÇÃO DO CORAÇÃO É MÁ CONTINUAMENTE, e muitos desses são aqueles que olham para o conteúdo da Bíblia com disposição antecipada de rejeitá-lo, e não buscam a verdade, mas buscam somente concentrar-se nas questões que não estão claramente esclarecidas na palavra de Deus, em busca de obstáculos para despreza-la; sem saber que essa falta de esclarecimento tem propósito específico, que é: DESPREZAR OS QUE DESPREZAM A PALAVRA DE DEUS. Aos que têm sede da verdade, aos que buscam verdadeiramente a verdade, o Criador os puxam para a verdade, e estes encontrarão a salvação no Senhor Jesus Cristo, mas aos que desprezam a palavra de Deus, o mesmo Deus da palavra os confundirão puxando-os para questões que jamais poderão ser entendidas por eles. Gente que despreza a verdade da Bíblia é gente também desprezada por Deus, conforme Jesus Cristo ensinou: “Acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por meio de parábolas? Respondeu-lhes Jesus: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino de Deus, MAS A ELES NÃO LHES É DADO. Ao que tem, se lhe dará, e terá em abundância. Ao que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado; Por isso lhes falo por parábolas: Porque eles, vendo, não vêem; ouvindo, não ouvem nem compreendem. E neles se cumpre a profecia de Isaías: Certamente ouvireis, mas não compreendereis. Certamente vereis, mas não percebereis. POIS O CORAÇÃO DESTE POVO ESTÁ ENDURECIDO, e OUVIRAM DE MAU GRADO com seus ouvidos, E FECHARAM SEUS OLHOS, para que não vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, compreendam com o coração, SE CONVERTAM E EU OS CURE”. (Mt 13:10-15). E ainda: “Pois a palavra da cruz é loucura para os que perecem, mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios; aniquilarei a inteligência dos inteligentes. Onde está o sábio? Onde o escriba? Onde o inquiridor deste século? Não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto como, na sabedoria de Deus, O MUNDO NÃO CONHECEU A DEUS POR SUA PRÓPRIA SABEDORIA, aprove a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação”. (1Co 1:18-21).
         Da mesma forma que no dilúvio Deus honrou os justos e desprezou os injustos, assim também, hoje, em nossos dias, os que verdadeiramente buscam a Deus são honrados e os que o desprezam são desprezados, porque não buscam a verdade de Deus, mas buscam sim as suas próprias vontades, e estas se opõem à vontade de Deus. E por isto buscam por questões não claramente esclarecidas na palavra de Deus com a finalidade de ridicularizar a importância da Bíblia, tentando na verdade justificar a busca somente de seus próprios interesses. Porém está escrito: “De Deus não se zomba. Tudo que o homem semear, isso também ceifará”. (Gl 6:7). A respeito destes está escrito: “Evita questões tolas, genealogias e contendas, e debates acerca da lei, porque são coisas inúteis e vãs. Ao homem faccioso, depois da primeira e segunda admoestação, evita-o, sabendo que esse tal está pervertido e vive pecando, e já por si mesmo está condenado”. ( Tt 3:9-11). O bom conselho é: “Portanto, visto que nós também estamos redeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, OLHANDO FIRMEMENTE PARA JESUS autor e consumador da nossa fé, o qual pelo gozo que lhe estava proposto suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. Considerai aquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos canseis, desfalecendo em vossas almas”. (Hb 12:1-3).
         Agora a vontade de Deus foi exposta claramente aqui. E a vontade de Deus é que nos concentremos na mensagem da Bíblia, QUE É A SALVAÇÃO NO SENHOR JESUS CRISTO; pois Jesus Cristo quando estava na face da terra rejeitou todas as propostas do diabo e dos fariseus, e concentrou-se somente em obedecer ao Pai, e a vontade do Pai foisempre nos salvar. Portanto, saibamos que as questões não claramente esclarecidas na Bíblia foram forjadas por Deus com a finalidade de rejeitar os que, de coração endurecido, procuram por obstáculos para conseguirem fracassar antes mesmo de ter possibilidades de vitória no tocante ao conhecimento do Altíssimo Deus, que é Caráter acima de tudo, o que sonda os corações antes de autorizar: ENTRE! Para poder dizer: SEJA BEM VINDO!
           A Bíblia é uma parábola. O conteúdo da Bíblia é uma parábola. E sabe por que Deus decidiu falar por meio de parábolas? É que tem gente que não é digna de entender a mensagem da Bíblia. “Acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por meio de parábolas? Respondeu-lhes Jesus: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino de Deus, MAS A ELES NÃO LHES É DADO” (Mt 13:10-11). Quem eram eles? “POIS O CORAÇÃO DESTE POVO ESTÁ ENDURECIDO, e OUVIRAM DE MAU GRADO com seus ouvidos, E FECHARAM SEUS OLHOS, para que não vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, compreendam com o coração, SE CONVERTAM E EU OS CURE” (Mt 13:15). Estes eram eles.
 Jesus Cristo falava por meio de parábolas, mas depois esclarecia tudo aos que tinham sede e fome da verdade. “Sem parábolas não lhes falava, MAS TUDO EXPLICAVA EM PARTICULAR AOS DISCÍPULOS” (Mt 13:34 Mc 4:34).
          Ao de coração endurecido haverá sempre algo pior que um labirinto em sua frente, pois em um labirinto é possível, talvez, se achar a saída, mas ao de coração endurecido as respostas do céu estarão sempre obscuras, conforme está escrito da parte de Deus:“ANIQUILAREI A INTELIGÊNCIA DOS INTELIGÊNTES”, “ONDE ESTÁ O SÁBIO?”.O motivo:  “A IMAGINAÇÃO DOS PENSAMENTOS DE SEU CORAÇÃO ERA MÁ CONTINUAMENTE” (Gn 6:5).  “OUVIRAM DE MAU GRADO COM SEUS OUVIDOS”. “AMAVAM MAIS A GLÓRIA DOS HOMENS DO QUE A GLÓRIA DE DEUS” (João 12:43).

           A CONCLUSÃO É A SEGUINTE:
           Deus é Cortês. Ele jamais servirá a luz para quem está com fome de trevas, e jamais servirá trevas para quem está com fome de luz. Se o coração estiver com fome da verdade, Deus servirá a verdade, e não havendo fome da verdade, não haverá também verdade saborosa o suficiente para contentar esse coração, e então Deus entregará esse coração ao seu próprio paladar: “Ao qual nossos pais não quiseram obedecer, antes o rejeitaram, e em seu coração voltaram ao Egito... MAS DEUS SE AFASTOU, E OS ABANDONOU a que servissem aos corpos celestes...” Atos 7:39,42ª.  
Deus não comete injustiça, porque milhares de pregadores do evangelho abrem as bocas todos os dias anunciando a verdade tanto para bons quanto para ruins, mas só quem tem fome e sede da verdade encontrará a verdade da Bíblia, que é a salvação no Senhor Jesus Cristo. Mas a Bíblia também oferece opções para quem quer rejeitar a salvação no Senhor Jesus Cristo. Quem rejeita a salvação no Senhor Jesus poderá encontrar qualquer coisa no mundo, não, porém, para viver, mas para perecer. Deus não abre mão de que toda boca confesse a Jesus Cristo como Senhor e salvador, e também não abre mão de que todo joelho se dobre diante dEle em adoração (Filipenses 2:5-11). E os que rejeitam a mensagem da Bíblia, que é a salvação no Senhor Jesus Cristo, poderão encontrar uma mentira no mundo possível de ser fortalecida até mesmo através de versículos bíblicos, enganosamente; e perecerão por causa dela. Deus atua a operação do erro para quem insiste em rejeitar o acerto. Os que rejeitam a mensagem da Bíblia, que é a salvação no Senhor Jesus Cristo, perecerão em uma mentira escolhida no mundo, conforme um sinal que identifica esse critério: “Perecem porque não receberam o amor da  verdade para se salvarem. POR ISSO DEUS LHES ENVIA A OPERAÇÃO DO ERRO, PARA QUE CREIAM NA MENTIRA, e para que sejam julgados todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade” (2tessalonicenses 2:11-12). A mensagem de Deus ao mundo é a salvação no Senhor Jesus Cristo, e quem insiste em rejeitar tão grande amor fica sem a proteção de Deus, é livre para rejeitar a verdade bíblica, e é também livre para crer e perecer em qualquer mentira existente no mundo.
Para entender a Bíblia é necessário ser amigo de Deus. É necessário olhar para Deus com carinho. É necessário buscá-lo em oração de todo o coração. É necessário se colocar na condição de discípulo. Deus é mestre de mestres. “O SENHOR ME DEU LÍNGUA INSTRUÍDA, para saber a palavra que ampara o cansado. Ele me desperta todas as manhãs, desperta-me o ouvido, PARA QUE OUÇA COMO DISCÍPULO”  Isaías 50:4.A palavra discípulo significa:  “AQUELE QUE RECEBE ENSINO DE ALGUÉM; QUE APRENDE; ALUNO”.
A linguagem de Deus ao mundo é impossível de ser compreendida por mentes meramente humanas; é um enigma; é uma parábola; e precisamos de Deus para entende-la. Deus falou ao mundo, e falou com todos do mesmo modo, elaborou uma parábola chamada BÍBLIA. Para entende-la é necessário ser discípulo do Senhor, porque só os discípulos recebem explicação particular do Mestre, e desvendam o mistério. “Sem parábolas não lhes falava, MAS TUDO EXPLICAVA EM PARTICULAR AOS DISCÍPULOS” (Mt 13:34 Mc 4:34).
Há pessoas no mundo que Deus considera indignas de entender a mensagem celestial, e por isso Ele elaborou uma parábola chamada Bíblia para falar com a terra: “Acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: POR QUE LHES FALAS POR MEIO DE PARÁBOLAS? Respondeu-lhes Jesus: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino de Deus, MAS A ELES NÃO LHES É DADO” (Mt 13:10-11).  Quem eram eles?“POIS O CORAÇÃO DESTE POVO ESTÁ ENDURECIDO, e OUVIRAM DE MAU GRADO com seus ouvidos, E FECHARAM SEUS OLHOS, para que não vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, compreendam com o coração, SE CONVERTAM E EU OS CURE” (Mt 13:15). Estes eram eles. Eles não tinham fome e sede de Deus. A fome deles era de outra coisa, e Deus os entregou ao seu próprio paladar.

VOCÊ TEM FOME DE QUE? VOCÊ TEM SEDE DE QUE?
Dobre os joelhos diante de Deus, e confesse o coração sem medo do que há dentro dele. Abra o coração, converta a situação. Torne-se um discípulo do Mestre. Deus quer salvar, a finalidade dEle é abençoar, conforme está escrito: “...se convertam, E EU OS CURE”. Deus quer salvar a alma da incredulidade. Deus quer revelar a mensagem da Bíblia, que é a salvação no Senhor Jesus Cristo, mas somente aos que o invocam de coração aberto.  Portanto, quem perde, óbviamente, não é Deus, mas sim, aquele a respeito do qual a palavra diz: “O CORAÇÃO DESTE POVO ESTÁ ENDURECIDO”; “OUVIRAM DE MAU GRADO COM SEUS OUVIDOS”; “FECHARAM SEUS OLHOS”.

         DEUS SEM NÓS CONTINUA SENDO DEUS; E NÓS SEM DEUS O QUE SOMOS?
         Endurecer o coração,  fechar os olhos para Deus é,   como   se   diz, “DAR MURRO EM PONTA DE FACA”. É ser inimigo de si mesmo.  É favorecer o mal, que não planeja fazer-te bem.
         Os Judeus esperavam o Cristo, e quando o Cristo veio encontrou-os de coração endurecido e de olhos fechados para a verdade, e quem perdeu com isso? Os Judeus, os escribas e fariseus, a respeito dos quais Jesus Cristo disse: “A pedra que os edificadores rejeitaram, esta se tornou a pedra angular; o Senhor fez isto, e é maravilhoso aos nossos olhos. Portanto, eu vos digo QUE O REINO DE DEUS VOS SERÁ TIRADO, e será entregue a um povo que produza seus frutos” (Mt 21:42-43).
         Saibamos que o reino de Deus nunca perde. Ninguém é insubstituível para Deus; todos são importantes, mas não insubstituíveis. Quando um rejeita, Deus levanta outro para o lugar. Jesus Cristo sempre estará satisfeito, conforme está escrito a respeito dEle“...o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão. Ele verá o trabalho da sua alma, e ficará satisfeito...” (Is 53:2).
         Abramos, então, o coração para Deus, e sentiremos prazer na sua palavra e na sua obra; trabalharemos para Deus; Ele nos abençoará, e então poderemos ordenar para as nossas vidas: “O bom prazer do Senhor prosperará nas nossas mãos. Veremos o trabalho das nossas almas, e fIcaremos satisfeitos; EM NOME DO SENHOR JESUS CRISTO”. AMÉM!

         Por: Claudinei
         Nunes Pereira
    

         Bíblia de referencia
        THOMPSON
        EDIÇÃO CONTEMPORÂNEA

http://x-gospel.no.comunidades.net/index.php?pagina=1302993632